segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Uso dos vidros polarizados MDV switch em hospitais é cada vez mais frequente

O vidro inteligente MDV switch é uma solução perfeitamente viável, e cada vez mais frequente, em instalações hospitalares.   A MDV Glass já tem vários projetos com vidros inteligentes desenvolvidos e executados em hospitais, incluindo leitos de UTI, berçários e centros cirúrgicos.
Hospitais conceituados, como o Hospital das Clínicas de São Paulo, Hospital Albert Einstein, Hospital 9 de Julho, Hospital Samaritano (RJ), Rede D’Or, entre outros, utilizam o vidro MDV switch em suas instalações.
Estes vidros também são chamados de vidros polarizados, pois se transformam de transparente a opaco em um décimo de segundo, quando submetidos a uma carga elétrica.  O processo de laminação dos vidros inteligentes MDV switch também permite o conforto acústico necessário e atende ao alto padrão de higiene exigido neste tipo de ambiente.     
Veja vídeos com algumas instalações hospitalares: http://www.youtube.com/user/MDVGLASS

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Muro residencial construído com vidro inteligente


A MDV inovou, mais uma vez, e apresentou o primeiro muro externo do país, construído com o vidro polarizado MDV switch.    Neste projeto, o cliente não precisou abrir mão da vista panorâmica , a partir da piscina de sua residência.    Quando desejar privacidade, basta apertar um botão que os vidros polarizados MDV switch se transformam, instantaneamente, de transparente a opaco.  Esta instalação foi totalmente automatizada por nosso parceiro Roldão Sabino, especialista em automação residencial.                                                                                       Veja o vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=zoHpzlfVuyg

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Instalação de vidros polarizados em portas e janelas


A instalação de vidros polarizados inteligentes em portas ou janelas de abrir ( portas e janelas com dobradiças) requer adaptações nas esquadrias.  O vidro inteligente MDV switch possui terminais elétricos e a fiação deve ser mascarada em um dos lados (aprox. 2cm).  Por ser laminado, este vidro é mais frágil que o “Blindex” (temperado) nas bordas e as folhas de vidro devem ser encaixilhadas em um perfil que acomode, no mínimo, 10mm de espessura, pois considera-se também a fiação ( a espessura mínima do vidro inteligente é 7mm).   Para que o vidro seja acionado, é necessário que se leve os fios através de um conduíte embutido na parede, do ponto de energia até o vão onde o vidro será instalado.
A instalação do vidro MDV switch em portas ou janelas de correr ( deslizantes) requer adaptações acima citadas e um espaço adicional na bandeira superior, para acomodar a fiação de forma que a mesma possa acompanhar inúmeras aberturas/fechamentos sem se romper.   Outra forma de acionamento é a instalação de um “contato seco”, que fecha o circuito elétrico quando a porta/janela estiver fechada.

Se você pretende substituir os vidros existentes em sua porta ou janela, é preciso se certificar se as adaptações acima mencionadas são possíveis.  Na verdade, na maioria dos casos, não é viável o aproveitamento da estrutura da porta ou janela existente.   Se a porta/janela for nova, é só seguir as recomendações acima.  Após a confirmação do pedido do vidro polarizado, a MDV disponibiliza um manual técnico, com as instruções para o preparo da infraestrutura necessária.

domingo, 3 de janeiro de 2016

Como escolher entre o vidro inteligente polarizado e a película inteligente polarizada

Considerada novidade no mercado brasileiro, a tecnologia dos vidros polarizados ainda levanta várias questões técnicas e de aplicabilidade.
Uma delas é como escolher entre uma película inteligente e um vidro inteligente.

O processo de produção da película de cristal líquido, conhecida por película inteligente ou película polarizada, pode ser feito de duas maneiras.  A forma mais comum é o encapsulamento do cristal líquido em um filme plástico compatível com o processo de laminação de vidro ( “sanduíche” com duas camadas de vidro e a película como “recheio”).  A outra forma é a é o encapsulamento do cristal líquido em um filme plástico  e posterior aplicação de uma camada adesiva numa das faces da película, para que a mesma possa ser adesivada sobre uma superfície de vidro.


Aplicações indicadas: Por ser feito com material plástico muito sensível, o filme de cristal líquido tende a riscar muito fácil, não é resistente a umidade e as bordas acumulam a sujeira do ambiente.
A aplicação da película de cristal líquido é feita a seco, por eletrostática,  e não do modo como se aplicam os filmes convencionais (ex: o “insulfilm”), que são aplicados com água e sabão neutro.    Qualquer partícula de poeira ou fibra suspensa no ar se gruda facilmente ao filme, provocando bolhas indesejáveis.    Por isso, mesmo que o aplicador domine a técnica, recomenda-se que o filme adesivado seja aplicado em um ambiente controlado e livre de impurezas do ar.  As indústrias de vidro costumam ter uma seção denominada “Sala Limpa”, sem impurezas no ar e com temperatura e umidade controladas. Depois de aplicado o filme, você precisará mascarar a fiação (somente em um dos lados), lembrando que é necessária a adaptação/ conversão para que o vidro opere.
A MDV Glass recomenda esta alternativa somente para telas de projeção de imagens e polarização de vidros curvos.   Nos demais tipos de instalação, como divisórias de vidro, janelas, portas e visores, o vidro laminado é mais indicado, por possuir maior resistência a abrasão e maior durabilidade.

Tela de retroprojeção com película inteligente

Espessura do vidro inteligente : O filme polarizado ou filme inteligente pode ser aplicado em vidros de qualquer espessura, uma vez que é adesivado na superfície externa.  Somente os vidros laminados com o filme de cristal líquido tem, no mínimo, 7mm de espessura e podem ser mais espessos, de acordo com o projeto.

Terminais elétricos : Tanto o vidro polarizado MDV switch como a película polarizada possuem terminais elétricos e a fiação deve ser mascarada em um dos lados do vidro (aprox. 15mm a partir da extremidade) e requer uma esquadria cujo perfil  acomode a fiação.  Se os painéis de vidro forem móveis, deverão ser feitas adaptações adicionais, de forma a não danificar a fiação elétrica.
Terminais

   Fiação

 
Área que deve permanecer dentro do perfil 

 Custo $$$ !!! :   O custo da película inteligente com uma face adesivada é praticamente idêntico ao custo do vidro polarizado laminado.    O orçamento de películas ou vidros inteligentes depende de uma série de fatores, que variam conforme o projeto tecnológico, a quantidade, tamanho e espessura dos painéis.   Por isso, para que possa fazer uma cotação, sempre recomendamos que nos traga o maior número de informações que puder.