domingo, 26 de outubro de 2014

Novo Estádio do Palmeiras – Arena Allianz Parque – é inaugurado com os vidros blindados da MDV Glass


Neste sábado, 25 de outubro, ocorreu a inauguração do novo Estádio do Palmeiras – Allianz Parque, cuja infra estrutura e design se equiparam aos melhores estádios do mundo.    
A partir de agora, todo o frequentador do novo estádio, ou “Arena”, como preferem alguns, poderá notar que o vidro blindado MDV foi o escolhido para ser instalado em todas as suas bilheterias, conforme os mais altos padrões de qualidade.       


A MDV Glass se orgulha em fazer parte da História do esporte mais popular do planeta, proporcionando proteção e alta transparência.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Hospital das Clínicas de São Paulo adota os vidros inteligentes nos novos leitos de UTI
 
Maior centro hospitalar da América Latina, o Hospital das Clínicas de São Paulo investiu em alta tecnologia na adequação dos seus novos leitos de UTI.  A partir de agora, todos os leitos estão comunicados entre si, por janelas inteligentes, montadas com vidros polarizados MDV switch.  
Estes vidros, com tecnologia conhecida por PDLC ( Polymer Dispersed Liquid Crystal), se transformam de transparente a opaco em um décimo de segundo, proporcionando privacidade instantânea, quando necessário.  O processo de laminação dos vidros inteligentes MDV também permite o conforto acústico necessário neste tipo de ambiente.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

CBF opta pelo vidro MDV Glass para ser instalado em seu novo museu.

A Confederação Brasileira de Futebol acaba de inaugurar seu novo museu no Rio de Janeiro, o “CBF Experience”. 
O núcleo central do museu é um espaço dedicado para as cinco copas do mundo que obteve a seleção brasileira (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) e acolhe, além disso, mais de 190 troféus conseguidos ao longo de 100 anos de história da CBF.  E para proteger as 5 copas do mundo, conquistadas pela Seleção Brasileira de Futebol, foi escolhido o vidro MDV Glass


O projeto das vitrines blindadas foi cuidadosamente desenvolvido pela MDV Glass e Midiapro Exhibitions.  O desafio era desenvolver vitrines com vidros anti-reflexivos, super transparentes, com alto grau de proteção anti-arrombamento, sem o prejuízo estético característico em estruturas blindadas e o resultado foi uma composição de excelente grau ótico, com estrutura metálica levíssima e altamente resistente, em perfeita harmonia com o altíssimo valor das obras em exposição.


fotos: Digital AV

O CBF Experience conta com um espaço de 1.500 metros quadrados de superfície expositiva onde se combina informação e emoção com o uso de recursos multimídia, um design inovador e uma linguagem contemporânea. O museu pretende converter-se em uma visita obrigatória não somente para os fãs brasileiros, mas também para os que visitarem o Rio de Janeiro por ocasião do Campeonato Mundial de Futebol 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

A MDV Glass se orgulha em fazer parte da História do esporte mais popular do planeta e, através de seu vidro, milhares de pessoas poderão se sentir muito mais próximas dos troféus mais cobiçados do mundo.

domingo, 1 de junho de 2014

Banda Coldplay utiliza o vidro polarizado em seu show

A MDV Glass já divulgou em seu site uma série de aplicações para um dos tipos de vidro inteligente, conhecido como vidro polarizado (com tecnologia PDLC), com maior destaque para divisórias internas de escritórios, consultórios, clínicas e hospitais.
Quem assistiu ao show da banda Coldplay na final do “The Voice- 2014”, no último mês de maio, pode testemunhar uma das mais belas integrações entre arte e tecnologia, onde o vidro polarizado, com as mesmas características do vidro MDV switch, foi peça fundamental na performance da banda britânica, durante a final do concurso americano.  A apresentação se iniciou com a retroprojeção de um vídeo no vidro inteligente, dando a impressão de que o vocalista Chris Martin estava em outro local.  Para não estragar a surpresa, veja o vídeo, postado no Youtube.


domingo, 25 de maio de 2014

Uso dos Vidros Inteligentes como Tecnologia Limpa e Controle Solar*
Pesquisa : “Cleantech Daylighting Using Smart Glass  - A Survey of LEED, Accredited Professionals”


* Controle Solar  é uma estratégia para reduzir o uso de energia, usando a luz natural para iluminação em edifícios ocupados. Feito adequadamente, permite a redução do consumo de elétrica necessária para iluminação e ar condicionado.

Esta pesquisa foi realizada entre profissionais certificados LEED® , nos Estados Unidos, pelo nosso amigo Gregory M. Sottile, Ph.D., em 2008.  O Greg dedicou mais de 12 anos em pesquisas e desenvolvimento de vidros inteligentes, algumas das quais pretendemos publicar neste blog. 

RESUMO DA PESQUISA

Os edifícios tem sido importante alvo do movimento da Tecnologia Limpa. De acordo com o “US Green Building Council”, os edifícios respondem atualmente por quase 40% de toda a energia consumida nos Estados Unidos.
O vidro inteligente ou SmartGlass é uma categoria de vidros de alto desempenho, que podem regular a quantidade de luz, brilho e calor, passando por produtos tais como janelas, portas e clarabóias.  Quando utilizados em projetos arquitetônicos, esses vidros proporcionam dois benefícios relacionados ao Controle da Luz Solar – Menores cargas de arrefecimento e menor consumo de energia elétrica para a iluminação interior. 


TECNOLOGIA LIMPA

Tecnologia limpa se baseia nos princípios da sustentabilidade. O conceito de desenvolvimento sustentável foi sintetizado pela Comissão Mundial das Nações Unidas sobre ambiente e desenvolvimento, que declarou que "o desenvolvimento é sustentável quando atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações em atender às suas".

Um projeto arquitetônico sustentável envolve esforços para aumentar a eficiência energética dos edifícios, melhorar o bem-estar dos ocupantes da construção e reduzir o impacto ambiental dos edifícios.  

VIDRO INTELIGENTE  –  Smart Glass

As expectativas de crescimento da demanda de vidro inteligente, ou Smart Glass, são muito altas.  O grupo de pesquisa americano “Freedonia Group” projetou o valor da demanda de vidro inteligente nos Estados Unidos em US $1,34 bilhões até 2015, um aumento de 250% sobre 2005.
Exigindo baixíssimas quantidades de energia para operar, arquitetos e designers já podem integrar o SmartGlass em seus projetos, de forma a oferecer um controle sem precedentes sobre a luz incidida, brilho e calor.  Edifícios com SmartGlass tem o consumo de energia elétrica reduzido, consumo reduzido com ar condicionado, impacto ambiental reduzido e maior bem-estar dos ocupantes. 

CONCLUSÃO

A tecnologia limpa tem corroborado para novos níveis  de sustentabilidade. Tais ganhos significativos são necessários neste período de aumento dos custos de energia e crescentes preocupações ambientais.
Como parte de estratégias de iluminação natural, o SmartGlass pode ajudar a comunidade arquitetônica a atingir suas metas de sustentabilidade, reduzindo o consumo de eletricidade com iluminação interior, baixando custos com ar refrigerado e melhorando a saúde e o bem-estar dos ocupantes. Com o aumento da adoção do SmartGlass em novos projetos, os preços tenderão a decrescer acentuadamente, fazendo com que usuários e investidores tenham o retorno de seu investimento em prazos bem menores.


domingo, 18 de maio de 2014

Quais os tipos de vidros inteligentes disponíveis e as respectivas características?

COMPARANDO TIPOS DE VIDROS INTELIGENTES
SPD* – SmartGlass
Vidro Eletrocrômico ( EC)
Vidro Polarizado (PDLC**)
O vidro alterna de transparente para escuro, em segundos
Demora de 10 a 20 minutos para o vidro mudar de transparente para o modo escuro
O vidro se transforma, de transparente a opaco (leitoso)  e vice-versa, em milésimos de segundo
Pode ser trabalhado como um vidro laminado comum
Só funciona como vidro insulado ( vidro duplo, com gás infiltrado),  o que requer uma esquadria especial e infiltração de gás inerte.
Pode ser trabalhado como um vidro laminado comum
Pode-se ajustar o porcentual de transparência, conforme desejado
Não há como ajustar um grau de transparência intermediário
Função de privacidade instantânea.

*   SPD   - Suspended particle device
** PDLC  - Polymer Dispersed Liquid Crystal


No Brasil, já podem ser encontrados dois tipos de vidros inteligentes:

- MDV switch - é um vidro polarizado (PDLC) para aplicações que demandam privacidade instantânea.   




- MDV- SmartGlass - é um vidro dinâmico que pode ser escurecido instantaneamente, precisamente e uniformemente, ao receber um determinado impulso elétrico.  Com  tecnologia patenteada SPD-Smart*, este é o único vidro inteligente que proporciona ao usuário controlar com precisão a quantidade de luz, brilho e calor que passa através de uma janela.    O MDV- SmartGlass é o vidro ideal para quem planeja uma construção sustentável, uma vez que o valor economizado em energia elétrica em ambientes com SmartGlass é maior do que o retorno do investimento em painéis solares/ fotovoltaicos.


* SPD-Smart : A MDV Glass  tem a concessão exclusiva da detentora da patente, Research Frontiers Incorporated (Nasdaq: REFR), para produzir e comercializar vidros arquitetônicos com a tecnologia SPD-Smart (SPD: Suspended Particle Device) no mercado brasileiro.




O que é vidro inteligente?


O vidro inteligente ou Smart Glass é uma categoria de vidros de alta performance, que podem regular a quantidade de luz, brilho e calor, passando por produtos tais como janelas, portas e clarabóias.  Quando utilizados em projetos arquitetônicos, esses vidros proporcionam dois benefícios relacionados ao Controle da Luz Solar – Menores cargas de arrefecimento e menor consumo de energia elétrica com iluminação interior.